Notícias
Macapá sedia o III Seminário do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia
- Hiroshi Koga
- junho 10, 2024
- 2:03 pm
Macapá foi palco do III Seminário do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia, uma iniciativa conjunta dos programas de pós-graduação da Área PLURD da UNIFAP, UFT e FURB. O evento, que ocorreu nos dias 29 e 30 de maio de 2024 no auditório do Departamento de Pós-Graduação (DPG) da UNIFAP.
A proposta do seminário é estabelecer redes de troca de experiências entre docentes e discentes, visando aprofundar suas reflexões sobre a produção e difusão de conhecimentos na Amazônia.
De acordo com o professor Filocreão, coordenador geral do projeto PROCAD Amazônia, “o evento foi muito positivo para o fortalecimento e continuidade dessa cooperação acadêmica que deverá se manter após o encerramento do projeto previsto para julho/2025”, conta.
Os debates, com ênfase multiescalar e local, envolveram os estados do Amapá e Tocantins, em um contexto de preocupação crescente com o agravamento dos impactos das mudanças climáticas. O evento contou com a participação de mais de 200 pessoas, incluindo a comunidade interna e externa da UNIFAP
A Mestranda Patrícia Pinheiro destaca que o evento foi uma experiência enriquecedora e inspiradora. “A oportunidade de trocar conhecimentos e participar de debates tão relevantes sobre as dinâmicas de desenvolvimento de nossa região é fundamental para promover a interação entre diferentes instituições e fomentar a construção de soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios que enfrentamos. Como pesquisadora, estou motivada a seguir adiante em minha trajetória, buscando contribuir de forma significativa para o desenvolvimento sustentável da Amazônia e para a formação de uma sociedade mais consciente e engajada com as questões ambientais e sociais”, afirma Patrícia.
O evento foi concluído com uma visita técnica a uma comunidade ribeirinha no estuário amazônico, onde os pesquisadores presente tiveram a oportunidade de participar de uma reunião da comunidade para discussão sobre um grave problema ambiental que vem atingindo a renda e alimentação das comunidades ribeirinhas que é a drástica redução dos estoques pesqueiros do camarão regional, onde um dos possíveis fatores pode ser resultado do avanço das águas oceânicas sobre as aguas doce do estuário amazônico devido ao aquecimento global afetando a reprodução desse camarão regional.
Fotografia do Evento: Raylan Cortez
Fotos e Vídeos da visita técnica: Patrícia Pinheiro
Gostou? Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp