Mazagão
- Análise
- Monitoramento
- Pesquisa
História
O município de Mazagão, localizado na região sul do Amapá, foi implantado oficialmente em 15 de novembro de 1915. Mas o município teve origem no século 18, em 23 de janeiro de 1770, com a fundação de Mazagão Velho pela Coroa Portuguesa, para abrigar famílias vindas da Mazagão Africana, uma colônia portuguesa no Marrocos que foi desativada para ser transferida para o Brasil.
A sede do município, Mazagão Novo, fica a cerca de 32 quilômetros da capital e concentra grande parte da população, estimada em 22.468 habitantes (IBGE, 2021). Faz limites com os municípios de Santana, Porto Grande, Pedra Branca do Amapari, Laranjal e Vitória do Jari.
No turismo, Mazagão se notabilizou pelas manifestações religiosas e culturais. A mais conhecida, a Festa de São Tiago, acontece de 16 a 28 de julho no distrito de Mazagão Velho e mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto, recontando a guerra entre mouros e cristãos. A festividade acontece desde o ano de 1777. Mazagão Velho também concentra um extenso calendário de festas religiosas, tradicionais e culturais.
Economicamente, Mazagão já foi conhecida pela sua agricultura e pelo destaque no setor oleiro-cerâmico, ambos em declínio na região. Na atualidade, o setor público, especialmente o municipal, é a base da economia local; o comércio está em ascensão depois que o Município passou a integra a chamada Região Metropolitana, junto com Santana e Macapá, após a inauguração da ponte sobre o rio Matapi, em dezembro de 2016. No setor primário, está representado pela criação de gado bovino, bubalino, suíno, caprino e equino, avicultura e pesca.